segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Damas de honra e madrinhas: Qual a diferença?


Muita gente desconhece, mas há sim diferença entre esses dois termos!

Diz à tradição da Idade Média, que as ”Damas de honra”( “bridesmaids” ou “demoiselle”) eram as amigas da noiva que se vestiam de forma parecida e entravam antes dela no cortejo para confundir os espíritos maus e afastar qualquer energia negativa de perto da noiva. Geralmente são as amigas solteiras, que não possuem nenhum laço afetivo mais duradouro.

As madrinhas vêm com os padrinhos, em casal, em sua maioria possuem um laço afetivo ou relacionamento sério há mais tempo. Estes casais são escolhidos a dedo e a quantidade vai conforme os noivos acharem mais apropriado, geralmente os números coincidem para os dos casais de padrinhos do noivo e da noiva.

No entanto para que a cerimônia não vire uma bagunça, é preciso definir bem os papeis de cada um.

Na hora do cortejo, os padrinhos entram primeiro, seguidos pelo pai do noivo acompanhado da mãe da noiva, depois vem o noivo acompanhado de sua mãe, logo depois entram as daminhas e pajens, e antecedendo a entrada da noiva vêm as damas de honra adultas.

Mais comuns nos Estados Unidos e na Europa, as damas de honra normalmente usam vestidos parecidos (da mesma cor ou do mesmo modelo) e carregam um buquê (que pode ou não ser idêntico ao da noiva).

Vale lembrar que elas não interferem na existência ou não de daminhas e pajens, pelo contrário, ambas complementam o cortejo da cerimônia.

Já as madrinhas, geralmente são as casadas ou estão em um romance há mais tempo. Mas nada é regra, que isso fique claro. Geralmente as damas são em menor número e muito mais próximas a noiva, com vinculo afetivo maior (irmãs, melhores amigas, etc).

Quando a noiva convida alguém para ser sua madrinha/dama de honra é porque realmente ela a considera especial e espera que de fato a pessoa participe desse momento tão especial. Porém ir à cerimônia e a festa, todos os convidados vão, então uma madrinha deve estar além.

Uma madrinha deve estar de coração aberto para receber esse convite. Deve se dispor a ajudar nos preparativos do casamento, executar tarefas e estar com a noiva nesse dia tão especial.

Muitas pessoas ainda acreditam que o papel das madrinhas ou damas de honra é simplesmente passar o dia do casamento junto com a noiva e abrilhantar ainda mais o casamento, mas isso é um grande equívoco.

As madrinhas ou damas de honra devem estar dispostas a arcar com gastos extras, com roupas, calçados, salão e acessórios, mesmo que estes sejam escolhidos pela noivas.

Muita gente também não sabe, mas de acordo com a tradição, as madrinhas é que são responsáveis por organizar o chá de cozinha ou lingerie, conforme a noiva desejar e ainda a despedida de solteira.

É uma das madrinhas ou damas de honra que segurará o buquê da noiva durante toda a cerimônia e assinará como testemunha do casamento.

Apesar de todas essas tarefas, qual mulher não se sente feliz por ser convidada a ser uma das madrinhas ou uma das damas de honra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário