segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que aprendemos sobre organizar festas


Quando decidimos nos casar nunca tínhamos organizado uma festa em nossas vidas. Nenhuma festa. Nada. Nem aniversário. Porque sempre quem organizava era nossa família. Então, ao contrário das meninas que organizam casamento por vocação, porque sempre receberam em casa etc, nós não sabíamos nada. Nada mesmo sobre receber pessoas.

Além disso, nós não frequentamos muitos casamentos. Desde que começamos a namorar até decidir casar fomos a três. E nenhum com que nos identificássemos. Mas enfim, não tínhamos também várias amigas casando, que soubessem nos indicar fornecedores etc. Por isso, partimos do zero.

Então, sentamos a bunda na cadeira e começamos a pesquisar. Entrei em comunidade do orkut, grupo de emails, lia blogs e revistas. Tudo, tudo tudo até conseguir ter uma ideia de tudo que era preciso ter num casamento em termos de organização (Cerimonial, rsvp, planejamento em cima do número de pessoas etc). Isso foi em 2009. Só em março de 2010 decidimos que íamos casar mesmo, já de posse de uma estimativa de gastos. E aí começamos as visitas aos locais e fornecedores e fomos delineando como nós queríamos o nosso grande dia.

Nós acreditamos que quem quer, corre atrás. Sabemos que muita gente não liga para fazer festa de casamento ou até mesmo uma cerimônia. Não temos nenhum problema com isso. O importante SEMPRE é que o casamento reflita o casal. Se é um casal despojado, que seja um casamento despojado. Se o casal não liga nem mesmo para ter um civil, que não tenha. Se é sonhador, romântico e tradicional. Que assim seja. E nós dois queríamos nos casar. Não tínhamos dinheiro. Não sabíamos nada. Mas e daí? Queríamos nos casar e tínhamos tanta certeza de que era para sempre, que nos programamos para 2011. Um ano depois. Muita gente torceu o nariz. “Nossa, mas pra que tudo isso? Casa agora, sem festa, diziam". Para evitar ter que ouvir opiniões de outras pessoas, nunca pedimos ajuda financeira a ninguém, fora nossos pais, mas que fizeram questão em nos ajudar. Assim, quem não paga não manda, não é mesmo? E quando alguém vinha cheio de certezas absolutas e universais para cima da gente, não demos confiança. Cada um gasta seu dinheiro como quer.

Bom, eu nunca parei de ler. Sempre pesquisei mais, perguntava aos profissionais. Aliás, fui descobrindo em pesquisas e referências os profissionais que queria no nosso dia. E no fim, deu tudo certo. Corri atrás e hoje estou super segura com o que sei sobre festas. Sei de cabeça regrinhas básicas de quantidades, como funciona um monte de coisas que nem imaginava que existiam. Conseguimos fazer tudo como sonhamos.

Fechamos uma festa com a nossa cara. E conseguimos pagar tudo. O planejamento financeiro, aliás, ficou por conta do noivo e suas mil planilhas.

Então, a dica para quem quer organizar seu casamento por conta, seja por hobby, seja para economizar, é: pesquisem. Corram atrás. Há muita informação na internet, e se o casamento é importante para o casal, vocês podem dedicar algumas horinhas por semana lendo sobre o assunto.

Acreditem: a sensação de missão cumprida vale todo esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário