sexta-feira, 5 de julho de 2013

Desacelerar...


Escrever aqui no blog, está sendo uma forma que encontrei de desacelerar, pq além de organizar meus pensamentos, partilhar ideias e sentimentos, também posso desabafar. E é o que vou fazer hoje.

Ultimamente tenho estado muito sem foco, fazendo um milhão de coisas ao mesmo e tentando absorver uma montanha de informações. Os dias parecem mais curtos, o tempo voa e eu me sinto mentalmente cansada.

Abro o meu e-mail todos os dias e encontro dezenas de promoções de lojas de roupas, de móveis, de assinatura de revista, disso e daquilo. Quase sempre deleto todos, mas a tentação é grande e de vez em quando acabo abrindo alguns e-mails, e aí já era. É um tal de preciso disso, preciso daquilo, sem na verdade precisar de nada. Eu sei, tenho consciência disso.

No trabalho recebo e-mails convidando pra seminários que não me interessam, workshops, atividades, cursos de certificações irrelevantes, e por aí vai. Tem também assinaturas de revistas onde figuras bem sucedidas(?) revelam a fórmula mágica para alcançar o topo(?), ou livros que vão me ensinar a me tornar uma líder, a me comunicar melhor, a escrever melhor, a ler mais rápido, a convencer as pessoas sobre as minhas ideias, a gerenciar siuações de conflitos. Eu preciso? Talvez. Eu quero? Neste momento não.

Quero sim, fazer os cursos que me interessam e obter as certificações para poder realizar bem o meu trabalho, para poder me sentir segura tomando as decisões que preciso; e mostrar que sou capaz de desenvolver bem todas as minhas tarefas, apesar de escrever no blog em horário de trabalho, rs.

E o que dizer da nova ditadura, que agora é virtual? Dizer pra alguém que não tem Facebook? Isso causa uma péssima impressão, como se você viesse de outro planeta ou algo assim. Certa vez desativei minha conta e recebi e-mails de pessoas preocupadas comigo, como se algo terrível tivesse acontecido na minha vida, tão terrível que precisei até sair do FB. Uma prima chegou a ligar para o meu marido pra saber se eu estava bem. Estranho, né?

Outro dia finalmente resolvi checar o que era o tal de Instagram depois de ver fotos lindas postadas no Facebook. Então criei meu log-in e imediatamente abriu uma janelinha sugerindo que eu “seguisse meus amigos”.

Gente, chega de seguir as pessoas, eu não quero seguir ninguém, tampouco quero ser obrigatoriamente seguida. Será que dá pra salvar minhas fotos, as do marido e dos meus cachorros e ficar lá invisível, só no sapatinho? Era isso que eu queria.

Há alguns meses, comecei a receber convites para o Google+, e curiosamente recebi um convite da minha afilhada. Minha afilhada que é quase uma filha, que está comigo todos os dias, quer me seguir, ser minha amiga e receber as minha atualizações pelo Google+? Mais uma ferramenta que serve somente para tornar ainda mais público e mais visível tudo que você anda fazendo na internet (como se isso fosse necessário).

O que vou dizer agora não é uma afirmação cínica, mas eu admiro de verdade quem consegue gerenciar todas essas plataformas e ainda assim ter tempo para viver a vida, admiro quem consegue absorver toda essa informação e convertê-la em algo útil, ou feliz, ou agradável para o seu dia a dia. Eu não consigo mais. Já consegui, mas hoje está difícil.

Só depende de mim desacelerar, e esse é meu desejo: DESACELERAR. Quero me organizar melhor para poder utilizar meu tempo de forma mais produtiva, prazerosa e saudável, e principalmente manter meu foco no que realmente interessa. Eu quero VER o dia passar em vez de sentir que ele passou rápido demais.

Esse post não é uma crítica rabugenta (ou talvez até seja?), é apenas uma reflexão, uma percepção do que acontece ao meu redor e na minha vida.

E a pergunta que fica no ar é a seguinte: Se ninguém te obriga a fazer parte de nada disso, então por que você ainda faz parte, e ainda reclama? Pressão social? Insegurança? Medo de perder contato com as pessoas? Medo de “ficar pra trás”?

Eu ainda não sei, vou pensar.

2 comentários:

  1. Ótima reflexão. Eu tenho uma irmã adolescente. Ela está em todas as redes sociais do universo. Tem facebook, whatsapp, instagram, snpachat, mobile, twiter. É tanto coisa! O tempo todo tirando fotos de si mesma, da comida que come, de tudo... E ainda tem que curtir os dos amigos! Ela não sai do telefone, e isso é um problema porque minha mãe quer por limites, pegar o iphone por umas horinhas... pra menina poder viver! Mas ela é uma adolescente. O duro é ver gente grande debruçada no mundo virtual, perdendo tempo com tanta coisa inútil... Bom saber tem pessoas que pensa como eu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você amiga!! Isso tem deixado qualquer um louco!!!!!!! Agora pense comigo, se você que me colocou nesse mundo virtual não está suportando, imagine eu... kkk Estou tentando tirar aos poucos a Melissa também porque o "mundo virtual" só tem a piorar viu...

    ResponderExcluir