segunda-feira, 20 de maio de 2013

Noivos de carne e osso


Conversando com várias noivas, a dúvida inicial é a mesma: Por onde começar?

Portanto, para quem foi ficou noiva agora, algumas dicas para quem não sabe por onde começar a organização do casamento.

Os noivos hoje, em sua maioria, são os responsáveis por bancar e organizar seus casamentos. E, por isso, fazem questão de ter tudo com a sua cara - jovem - e com alta qualidade. Afinal, eles sabem o quanto custa ganhar dinheiro. Em sua maioria, os noivos trabalham, estudam. São pessoas com muita informação à mão e que fazem uso dela: as bancas estão cheias de revistas, o google está aí e os blogs de noivas com indicações e opiniões de quem usou o serviço também. Então, quando a decisão de casar é tomada, é hora de pôr as mãos na massa.

Quando?
O ideal para planejar um casamento é antecedencia de um ano. Isso tem vantagens, como conseguir os melhores fornecedores e preço melhor. Mas não é uma regra. É possível começar antes ou depois. Precisa se casar em três meses? Dá tempo! Não se desespere. Nós começamos a planejar tudo com 1 ano e 2 meses de antecedência.

Para quantos?

Sabemos que com um ano ou mais de antecedência é difícil precisar quem será convidado ou não. Mas acreditem, o primeiro passo é sentar e fazer um esboço da lista de convidados. É com base nessa lista que vocês poderão decidir lugar, buffet e outras coisas importantes. É claro que o casamento é para vocês e deve seguir seu gosto, mas para uma festa ser um sucesso é preciso que ela seja adequada ao perfil do público. Se o local escolhido, por exemplo, for lindíssimo, mas apertado para o número de convidados, podem ter certeza de que isso prejudicará a festa. De posse dessa estimativa - serão 100 ou 200, 200 ou 500 convidados - vocês não perderão tempo vendo locais que não servem para vocês. Então, montem esse esboço de lista. E não esqueçam de fazer uma consulta aos pais de vocês. Imaginem só programar tudo para 100 pessoas e a poucos meses descobrir que terão que convidar mais 50 parentes que seus pais fazem questão?

Utilize

Para evitar retrabalho, desde o início utilizem ferramentas como o Excel para anotar as informações. Já imaginaram ter que fazer a lista várias vezes? Haja paciência! Então, o Excel é um bom programa para montar essa lista e outras, das quais falaremos aqui. Outra ferramenta útil é o Google Docs. Ela permite que você faça o upload de um arquivo do seu compuatdor e o compratilhe com outras pessoas - seu noivo, no caso. Tem duas vantages: com o arquivo online, você não corre risco de perdê-lo ao apagá-lo por engano ou caso perca seu pen drive, por exemplo. E, tanto você quanto seu noivo terão acesso a ele em qualquer computador, podendo editá-lo juntos online. Para ter um Google Docs basta ter uma conta no Gmail. Mas, caso vocês abominem informática, não se preocupem. Uma simples pastinha para guardar as imagens e textos de que gostarem basta. O importante é não perder o trabalho realizado.

Sonhem

Já sabem o tamanho de sua festa? Então conversem sobre o que cada um espera desse dia. Cerimônia na igreja ou no local da festa? Um almoço calmo ou uma night agitada? Isso também é importante para não perder tempo com o que vocês não querem. Se nesse ponto ainda for difícil precisar o que vocês querem, anotem o que não querem de jeito algum. Isso já irá ajudar.

Coloquem os pés no chão

Já sabem para quando, quem, para quantos e como querem o casamento? É hora de decidir o que poderá deixar de ser sonho: façam seu orçamento. Cada casal tem um jeito próprio de fazer e controlar isso. Mas é importante que vocês primeiro definam quanto pretendem e podem gastar e como irão chegar a esse montante. Definam quem contribuirá com quanto (haverá ajuda dos pais?); como será feita essa contribuição (alguém pode dar sua parte toda agora? O dinheiro será dado todo mês?); e como será feito o controle (uma conta única, cada um paga determinados itens, tudo dividido por dois?).

Esperemos que gostem das dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário