quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mudar é bom


Existia uma sabedoria que costumava valer, sobre o número de órgãos do corpo. Era uma dica valiosa que envolvia uma conta simples: "quem tem 2 olhos, 2 ouvidos e 1 boca, divida o tempo de uso deles de acordo com a quantidade de cada um. Observe e ouça em dobro; fale só a metade."
O resultado, quase sempre, era positivo. Mas isso só valia na época em que se escrevia à caneta no papel, porque, considerando que se usa apenas uma mão por vez para formar palavras assim, os meios humanos de recepção ainda levavam vantagem sobre os de emissão. Mas aí inventaram o teclado e a internet e, diante de 10 dedos hábeis e nervosos, a sabedoria foi para as cucuias...

Eu gosto de pessoas apaixonadas e gosto de pessoas inteligentes. E, embora eu não goste de todo mundo que é apaixonado e inteligente, gosto de grande parte das pessoas que conheço. Mas tenho me decepcionado. Busco me informar também por meio dessa gente - e vejo nela sinais de inteligência e uma paixão abundante na defesa do que cada um acredita, seja lá o que for, mas não encontro mais um sábio capaz de se apaixonar pelas dúvidas. Para um lado ou para o outro. Uma herança interessante que um grande carrasco do passado deixou foi um pensamento sobre a maturidade ideológica. Não lembro as palavras exatas, mas a ideia era que ninguém deveria se arriscar a assumir publicamente uma posição política antes dos 30 anos. Até essa idade, segundo o autor, a pessoa ainda não viveu o suficiente para aprender e formar o conjunto de conhecimentos necessários à defesa de um projeto que pode interferir na vida de toda a sociedade. Ainda de acordo com esse homem, quem se arrisca precocemente a defender um ideal e com o tempo muda de opinião, vai, inevitavelmente, seguir por um de dois caminhos perigosos: ou troca de bandeira no meio do trajeto e perde o respeito daqueles que o seguiam; ou, por vergonha, permanece até o fim defendendo as cores que com o tempo aprendeu a julgar como erradas. Nesse caso, passa-se a vida lutando por algo que está contaminado na raiz, pois o motivo da paixão é orgulho, e não princípio.

Esse é um apelo aos meus amigos inteligentes e apaixonados: não façam parte dessa regra. Permitam-se mudar de ideia, para cá ou para lá. Continuem contando o que sabem, pra que a outra parte também tenha a oportunidade de aprender um novo lado, mas não engessem suas cabeças. Mudar é bom. Não é vergonha nenhuma. Pensar faz bem e, quem sabe, pode levar à conclusão de que não é o time de um ou de outro que tem mais problemas. Pode ser que o próprio esporte, da forma como é jogado, tenha deixado de funcionar.

Concordam?

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Aniversário da minha seguidora Master


Não poderia deixar de registrar aqui, o aniversário da maior seguidora do blog, a Helô!

Amiga, minha infância e adolescência nada seria se não tivesse conhecido alguém para rir das minhas quedas e chorar ao meu lado sobre meus amores platônicos.
O tempo passou, envelhecemos, crescemos, amadurecemos, mas ele me deixou algo que jamais poderei esquecer, minha querida amiga.
Lembro das brincadeiras, dos tombos e das risadas, mas sobretudo me lembro de você, sempre ao meu lado pra rir ou chorar.

Espero que o seu aniversário seja incrível, maravilhoso, cheio de amor e riso... exatamente como você!
Que seu aniversário seja tão especial como você é para mim e em todos os sentidos! Este é um momento perfeito para dizer o quanto estou feliz por ter você como minha amiga!
Nem todo mundo tem a sorte de ter alguém tão especial como você em minha vida ... Eu sou uma das poucas sortudas!
Que a paz e a felicidade te envolvam hoje e para sempre.

Obrigada por ser uma amiga especial para mim - totalmente engraçada, totalmente querida e carinhosa. Vista o seu sorriso mais brilhante e vamos começar a festa!

FELIZ ANIVERSÁRIO!! Amo vc!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Eu escolho você

Foto: Arquivo Pessoal


Você seria capaz de dizer qual foi o momento exato em que a sua vida tomou o rumo que ela tem hoje? Seria possível saber qual foi a decisão fundamental, aquela última, que te colocou exatamente onde você está agora? Se você não tivesse ido àquela festa, se não tivesse atravessado aquela rua, se não tivesse cumprimentado aquele garoto, sua vida seria diferente do que é nesse momento? Eu acredito que tudo pode mudar em um segundo, apesar de acreditar também que desde a largada nosso destino já está quase todo traçado. Então, quando foi que eu mudei o meu destino?

Quando decidi sair naquele domingo a noite em Batatais, talvez? Não, para estar em Batatais, eu precisei abandonar Rio Branco-AC. Para abandonar Rio Branco-AC eu precisei tomar decisões difícies. Para tomar essas decisões eu precisei da profissão conturbada e dos amores fracassados. Então, quando foi que eu entrei nesse caminho? Desde quando as energias se juntaram para me colocar exatamente onde estou hoje?

Tudo parece tão perfeitamente amarrado, que fica difícil eleger aquele momento que muda tudo. Mas ele existe. Todos os dias nós fazemos as nossas escolhas. Decidir desviar da rua em obras pode mudar completamente a sua vida, ou trocar a festa da Gabi pela da Mayra. Os 5 minutos a mais que você fica na cama podem te salvar de um acidente grave, mas podem também impedir que você conquiste um bom emprego. Acredite, nada é por acaso.

As minhas linhas tortas são tão certas que meus 5 minutos sempre me deixaram no lucro. Sem a saidinha no domingo, o Michael talvez não teria achado uma boa desculpa para puxar papo comigo. Sem essa conversa eu não teria acreditado em um novo amor. Sem amor eu não teria me casado. Sem casar, este blog não existiria e você não estaria lendo este texto. Sem o texto, você poderia estar caminhando no parque e tropeçar no cachorro do amor da sua vida, quem sabe?

Todas as hipóteses só têm fim quando você toma as rédeas da sua vida. O resto, são apenas fatos tentando indicar o caminho certo. Sendo assim, elejo o dia 23 de julho de 2006 como o dia que mudou a minha vida. Apesar de todas as forças do universo já estarem conspirando há algum tempo em favor das coisas boas que me acontecem hoje, foi nesse dia que tudo começou a ser mais feliz!

Eu escolho você: Michael!

Por isso, acredito que a palavra será sempre "Amor".

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aprender pelo que não foi. A melhor solução


Fiz o melhor que poderia por tudo que não foi: Revi meus conceitos.

Pra cada gosto musical criticado, ouvi uma nova banda. Pra cada livro considerado medíocre já lido, outros, de autores novos, foram adquiridos. Pra cada pensamento "pequeno" em mim destacado, a procura de "como deveria ser" foi aguçada.

O resultado disso tudo não veio num cavalo a galope, muito menos num carro importado. Vem em cada amanhecer que presencio com um olhar diferente. Vem no incomodo pelo desejo da mudança. Vem no quase angustiante desejo de acertar.

Não permitir que tenha sido em vão cada bofetão foi a melhor forma que encontrei para agradecer àqueles que mesmo em meio tabefes, nos fazem crescer.

Se permitir mudar de opinião não é ser maria-vai-com-as-outras, é não se condicionar a ficar parado na vida e no tempo eterno da estupidez.

"Só os mortos ou os tolos nunca mudam de opinião."

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O fim é só o começo



É engraçado como todas as coisas começam fazer sentido quando você olha além do tempo.
Como aquela decepção que te deixou mal faz totalmente sentido quando você se lembra das outras portas que posteriormente, se abriram.
Como o seu mundo não acabou todas as vezes que você achou que havia acabado. Como tudo passou quando você se lembra de quantas vezes disse que não suportaria mais.
Basta tirar 15 minutos... 15 minutos do seu dia para relembrar tudo que já passou para que o cenário atual, mesmo não sendo o dos melhores, consiga te fazer sorrir e agradecer.

É irônico relembrar quantas vezes você disse que não iria amar, e ver quantas vezes amou de novo por e apesar de... e entender que isso de amor nada tem a ver com merecimento, basta lembrar cada ser inerte ou desprovido de motivos que já receberam seu amor.
É engraçado lembrar quantas vezes a vida recomeçou sem que percebêssemos, e mais engraçado ainda é se dar conta que valorizamos mais quando o peso parece bem superior do que podemos suportar, e que livro de auto-ajuda é a própria vida e os próprios olhos, que vão aprendendo ver beleza independente se está num verão lindo ou em um inverno tempestuoso.

Há sempre muito mais caminho a seguir quando não conseguimos ver continuação da estrada, e muito mais força pra levantar e começar de novo quando a gente insiste em ver o fim.

Graças a Deus, algumas coisas só começam quando terminam... a nossa força, por exemplo.

Na vida, quando você acha que acabou é quando começa o espetáculo.

Bom final de semana a todos!