segunda-feira, 10 de junho de 2013

Se vai fazer, faça bem


No casamento é importante seguir duas máximas: Menos é mais e se for fazer, que faça bem. O que eu quero dizer com isso? Prioridades! Eu sei (sei MESMO) que a gente enlouquece com mil detalhes fofos que podem rolar numa festa de casamento e que a decoração virou o xodó de muitas noivas. Mas, por favor, mantenham o foco. Primeiro, garantam o básico, o essencial, o mais importante. E depois, se der, acrescentem o resto. Parece óbvio, mas não é. O que eu acho básico?


1. Casar por amor, com a pessoa da sua vida, que você ame, que te ame; Que os dois estejam prontos, que os dois desejem o casamento e a celebração; e que os dois juntos sejam melhores que separados;


2. Escolham a celebração como vocês desejam. Se querem igreja, que assim seja. Se querem no salão de festas, façam lá. Se não querem cerimônia, apenas comemorem. E sim, pensem na celebração antes da festa.


3. Se quiserem festejar, festejem. Se não, não festejem. O casal deve escolher. Acha besteira gastar dinheiro com festa? Não gaste! Prefere viajar? Viaje! Seu sonho sempre foi fazer festa? Faça com você sonhou!


4. Qualquer que seja o estilo de casamento, façam no estilo de vocês. Se respeitem. Se vocês são modernos, levem isso pra festa. Se são tradicionais, optem pelo clássico. Jamais escolham algo apenas pela moda. Assim, vocês jamais se arrependerão de qualquer escolha.


Anotados os 4 pontos iniciais? Então, vamos continuar.


Vai fazer festa? Faça direito. Pense no que você quer, como você sonhou, mas também no conforto dos convidados. Eu sei que gastamos muito dinheiro e que o principal são os noivos. Mas se você está dando uma festa, você está convidando as pessoas a virem celebrar com você. Então, na minha concepção, você deve tratar bem a cada um que saiu de casa para estar ao seu lado nesse dia.


1. Escolha lugares adequados. Garanta que seus convidados conseguirão chegar - seja porque o lugar é de fácil acesso, seja porque você irá providenciar mapas, telefones de vans para aluguel (não precisa necessariamente arcar com isso!) - e verifique se realmente o lugar comporta o número de convidados. Se tiver muitos idosos, providencie cadeiras. Se tiver muitos mosquitos, providencie Off e por aí vai. Procure manter o conforto para todos;


2. Não economize na qualidade dos itens fundamentais. Não estou dizendo para contratar os mais caros. Opte pela simplicidade. Você não precisa ter 40 opções de itens no cardápio. Tenho 5, mas que sejam boas. Não é obrigatório servir 10 tipos de bebidas. Mas as que servir, devem estar geladas e ser de boa qualidade. Você não precisa fazer 10 doces por pessoa. Coloque menos, mas que prevaleça o sabor. É melhor ter poucas opções, de qualidade, do que mil coisas mais ou menos.


Vou dar um exemplo prático. Fui a um casamento onde o buffet era muito ruim (isso tem anos). Pouca comida, salgadinhos feios e frios. E os noivos deram 5 lembrancinhas, CINCO. Somei os valores e sabendo quanto mais ou menos havia custado o tal buffet, conclui que com o valor da lembranças, contratariam um buffet excelente, que eu também conhecia. Esse é o tipo de economia que não deve ser feita. Vejam bem que não é que eles não podiam pagar um buffet melhor. Eles apenas gastaram com outros itens. Foi a prioridade que eles escolheram. Então, se esmerem para ter comida de qualidade, bebida gelada e BONS doces.


Os doces são uma parte em que presto muita atenção. Nem sempre as noivas têm optado pela qualidade. A quantidade aqui vem prevalencendo. Para mim, na minha opinião como convidada, é melhor comer 3 docinhos deliciosos, do que 10 mais ou menos. Então, faça doces realmente gostosos. Mais uma vez, não precisa ser da doceira mais famosa da cidade. Há muitas doceiras com doces gostosos e preços acessíveis. E às vezes até mesmo alguém da família faz doces gostosos. Além disso, a doceira famosa pode ter doces bons, mas com certeza ela não faz o melhor doce em cada um dos 40 sabores que oferece. Se você vai pagar, pague pelo melhor. Pegue de cada doceira o melhor que ela tem.


3. Contrate um bom DJ. Acredite, ele vai dar o tom da sua festa. Se você quer que role uma pista bombada, contrate um DJ para tal. Se você quer apenas música ambiente, escolha alguém para fazer isso.


4. Não economize no visual dos noivos. Se o orçamento está apertado, faça concessões em itens não-essenciais e invista no vestido do seus sonhos, na maquiagem que vai deixá-la linda e segura a noite toda e no terno elegante pro noivo. Vocês merecem! Acreditem, estar exatamente como você passou meses e meses sonhando é inesquecível.


5. Por último, o item fundamental para lembrança do seu casamento não são canecas, chaveiros, canetas e ets. Esses itens são as fotos e a filmagem. É isso que vocês irão mostrar aos amigos, aos filhos e verão juntos para sempre, até estarem bem-velhinhos e não um monte de itens que ficarão no fundo do armário. Invistam em profissionais de qualidade, que te deixem seguros. Melhor lindas fotos da cerimônia e festa apenas do que 10 mil fotos meia-boca documentando o dia dos noivos da hora em que acordaram até a noite de núpcias. Qualidade aqui é fundamental.


Era isso que eu queria muito dizer, gente. Procurem garantir estes itens antes e só depois, se o orçamento permitir, invistam em lembranças, itens adicionais de decoração e outras atrações para a festa. E nesses itens extras sempre é possível rolar um do-it-yourself, muita pesquisa, de modo a ser possível garantir o luxozinho que todas nós, noivas, sonhamos (eu SEI como é quando cismamos com algo).


Mas invistam no básico e na qualidade da festa de vocês. É isso que vai marcar os convidados e disso vocês não vão se arrepender nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário