terça-feira, 25 de junho de 2013

A escolha de um bom fotógrafo


Embora o dia do casamento seja um dos dias mais felizes da nossa vida, temos muitas vezes a sensação de que passa muito rápido. No meio de tantas atenções, brindes e emoções, é natural que os noivos se sintam ligeiramente confusos e atordoados. As fotografias serão, por isso, a melhor recordação da festa de casamento. Abrir o álbum anos depois é, para muitos noivos, um momento de aproximação e um motivo de alegria.

A escolha do fotógrafo é, por isso, fundamental. Se não conhece nenhum fotógrafo, o melhor é começar a falar com amigos que casaram recentemente, ver álbuns de casamento, consultar na Internet e marcar reuniões com os fotógrafos com os quais mais se identificar. Apesar de existirem excelentes fotógrafos, muitas vezes especializados em festas de casamento, é importante perceber com que estilo de foto mais se identifica. As fotos podem variar, sendo mais clássicas, mais artísticas ou ao estilo mais despojado.

Não é fácil captar a essência dos noivos e conseguir os melhores ângulos em uma festa tão agitada e com tanta gente como a de um casamento. Mas, a verdade é que todos os noivos esperam que estas sejam as suas melhores fotografias. Quando encontrar um fotógrafo que corresponda às suas exigências e expectativas, marque com a máxima antecedência.

O que se deve combinar com o fotógrafo

* É necessário combinar com o fotógrafo o número de horas que ele deverá ficar na festa, evitando surpresas desagradáveis! Se preferirem que o profissional fique até ao final da festa, o melhor será negociar um preço justo, com a devida antecedência.

* Alguns noivos querem que o fotógrafo os acompanhe na volta às mesas e tire fotos com a maior parte dos convidados. Outros não. É importante definir as situações que devem ser fotografadas e o tempo que pretendem dedicar a cada uma.

* No meio de tanta festa, é importante não se esquecer de alguns detalhes, tais como tirar as fotografias típicas de noivos (acompanhados dos familiares, amigos e padrinhos). Para evitar que isso aconteça, o melhor é falar antes com o fotógrafo e combinar o momento certo para fazê-lo. Embora muitos não gostem de posar para as fotografias, poderá ser mais divertido do que se imagina! Tenha boa disposição e naturalidade e, no final, não se arrependerá. O coquetel de entrada poderá ser o momento mais apropriado para tirar estas fotografias, já que os convidados estão de pé e podem juntar-se aos noivos.

* Explique com detalhes o estilo de foto que se pretende e indique com precisão quem deverá ser fotografado, pois apesar de muita experiência, os fotógrafos necessitam ser guiados e conhecer os desejos dos noivos. O ideal é pedir a alguém (caso não tenha cerimonialista, poderá ser uma das madrinhas) para apresentar ao fotógrafo, quem são as pessoas a serem fotografadas e os momentos que devem ser registrados.

* Além do profissionalismo e qualidade do fotógrafo, não existem milagres. São necessários outros requisitos: boa disposição e naturalidade.

* No final, é importante combinar os prazos de entrega das fotografias e das cópias encomendadas e esperar.

Infelizmente não fui feliz na escolha do meu fotógrafo! Alguns fatores deixei de considerar na sua escolha e percebi que no final, fizeram a diferença. Portanto, além do profissionalismo, a empatia é outro requisito importantíssimo na escolha do fotógrafo. Se não sentir a máxima empatia com ele, o melhor é pensar duas vezes antes de contratá-lo. Lembre-se de que este é um dos dias mais especiais da sua vida, mas também um dia em que tudo deverá correr às mil maravilhas. O fotógrafo será uma presença constante neste dia, você deverá, portanto, sentir-se bem na sua presença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário