terça-feira, 8 de outubro de 2013

O que significa R.S.V.P.


R.S.V.P. vem do francês: “répondez s`il vous plait”, que significa “responda, por favor”. A pessoa que enviou o convite deseja saber se você vai aceitá-lo ou não, ou seja, ela quer saber se você vai comparecer ao evento.

As regras de etiqueta seguidas na maioria das culturas ocidentais diz que ao receber um convite formal por escrito, você deve responder imediatamente. Do ponto de vista prático, este procedimento é muito importante para os noivos, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar.

Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.

Alguns convites de casamento já vêm com um cartão de resposta, que você pode enviar de volta assim que recebê-lo. Outros vêm com o número de telefone para que você possa telefonar dando sua resposta.

Você deve estar se perguntando por qual motivo usam-se as iniciais de uma frase em francês em um convite escrito em outro idioma. Você poderia dizer que os franceses “inventaram” a etiqueta, embora isso fosse simplista, uma vez que regras de etiqueta sempre existiram nas civilizações.

Como o francês era a língua do refinamento e da alta sociedade no século XIX nos Estados Unidos, ficou recomendado como regra de etiqueta, que “R.S.V.P.” é uma forma educada de lembrar as pessoas de algo que já deveriam saber: Ao receber um convite, devemos dar um retorno.

Agora vocês já sabem que quando receberem um convite que pedem a confirmação: por favor, confirmem! Evita muitas angústias para o casal que está se organizando!





Nenhum comentário:

Postar um comentário