sexta-feira, 17 de abril de 2015

As lições que minha filha me ensina



Dizem os sábios que devemos sempre ouvir os velhos e as crianças.

Percebi o quanto eu aprendi e aprendo com a Elis, mesmo sem ela dizer uma palavra do que eu vou contar pra vocês!

- Ame a todos


Amor é tudo que a gente precisa. Amor pela vida, pelas pessoas, pela gente mesmo. Quer maior prova de amor gratuito do que esses pequenos oferecem? São doses cavalares de amor livre de julgamentos, sem escolha de sexo, cor, condição financeira, roupas e religião. Eles nos amam da forma mais pura e sincera, não importa o que a gente faça ou seja.

- Sempre dê um bom exemplo

Eu sou uma heroína e um espelho, não importa se sou a bandida ou mocinha. Elis vai seguir e copiar nossos passos. Passei a usar a faixa de pedestre mesmo com a rua sem uma viva alma. Mas continuo matando os mosquitos e alguns insetos infames na frente dela (é mais forte que eu, me perdoe!).

- Compreenda outros pais em situações de apuro

Toda criança, algum dia, vai dar um show em público. A gente sempre tenta achar uma justificativa: sono ou fome, sono E fome (aí a casa caiu!). Não importa, com ou sem motivo, nossos filhos vão nos fazer passar por apuros em algum momento. Se é recorrente ou se foi um caso isolado, a gente nunca sabe. Cabe a nós, pais, olharmos um pouco menos para o nosso umbigo e não julgar tanto os outros.

- Bagunça não é o fim do mundo

Eu sempre fui organizada, e bagunça é algo que me incomoda. Melhor, a bagunça dos outros incomoda muito mais do que a minha bagunça. E como manter organizada uma casa com criança? Melhor desencanar. Também não sou dessas que deixa a vida passar lavando louça. Canso de deixar louça na pia pra curtir com a minha família.

- Nunca desista!

Já parou pra pensar na persistência que tem uma criança? Pensa no tanto que eles penam pra aprender a andar, comer de colher, falar, desenhar. Pra Elis nada é impossível. Olha tudo o que eles precisam aprender. Imagina se tivessem a nossa resistência à mudança? Nós é que vamos inserindo as travas (muitas delas desnecessárias) ao longo da vida.

- Tenha paciência

E por fim, aprendi a ser um pouco mais Dalai Lama! Toda pessoa que tem filho multiplica a sua paciência. É uma necessidade de sobrevivência. Ou você tens paciência, ou você aprende a ter. Talvez a minha paciência multiplicada pode ser a de muitos dividida por 10, mas que pros meus padrões foi um progresso e tanto, ô se foi! Eu me considero uma mãe paciente. Confesso que às vezes sobra pra quem não deve, e esse é mais um exercício que eu devo fazer.. óóóóómmmmmmmmmm!!!!

Hoje a Elis completa 5 meses, e já tenho essa lista do que venho aprendendo com ela.... imaginem daqui uns 5 anos?

Feliz 5 meses para a Elis! Feliz 5 meses para a mamãe aqui!

Beijos