quarta-feira, 26 de março de 2014

E por falar em mim...


Confiança, assim como outros tantos sentimentos, é algo que não se compra, que não se pede. Ou a gente tem, ou não tem. Ou a gente merece, ou não merece. É possível conquistá-la. A beleza de alguns sentimentos está na espontaneidade, na simplicidade e na doação.

Tem pessoas em quem eu confio uma face minha; há outras, infelizmente, muito pouco sobre mim posso mostrar. Tenho amigos muito queridos e atenciosos, familiares que me apoiam, mas acho que até hoje poucas pessoas me conhecem. Se é que conhecem. Se é que eu me conheço.

Culpa delas? Não. Culpa minha? Acho que também não. Tudo na vida é um aprendizado, e tudo é tão relativo quanto complexo. Nada vem pronto, tudo é criado, sentido e vivido por nós. Ninguém pode nos ensinar o que é a vida, não tem fórmula, não tem receita, não tem diário. Cada vida é única, nós somos únicos. Eu sou aquela que prefere um milhão de vezes saber do outro, aprender sobre o outro do que ter que me revelar, revelar minhas intimidades. Falar, falar e não falar nada é comigo mesmo.

Só eu sei o que me atormenta e o que me faz feliz. Tem coisas que a gente aprende na nossa família, enquanto crianças. Outras tantas desenvolvemos ao longo das nossas vidas, caminhando com nossas próprias pernas. Eu sei, não podemos viver o resto de nossas vidas procurando fantasmas da infância, culpando outras pessoas – isso não justifica nossos atos de hoje. Mas há de se convir que, quando se aprende desde de cedo o que é amor, respeito, cumplicidade e perdão, fica muito mais fácil praticar esses sentimentos e atos fora de casa.

Mas às vezes a gente tem que começar do zero, e a gente erra, cai, chora, se culpa, levanta e segue em frente. Essa é a forma dura de aprender, e se existe alguma outra forma, esta ainda não me foi apresentada.

O mais importante é não se culpar por nada. Não se culpar e não se maritirizar nunca. Todas as nossas escolhas são sempre baseadas nas informações que temos naquele exato momento – momento da escolha. O universo paralelo dos “se” existe, e nos testa e nos afronta a todo o tempo. E “se” isso, e “se” aquilo. Quem nunca perdeu uma noite de sono por causa do “se”? Eu perdi muitas, e continuo perdendo. A cada “se” superado, surge um outro, um novo questionamento, uma nova dúvida, uma outra escolha. O “se” sempre estará lá, ou aqui, ou em algum lugar, apenas esperando o próximo momento de decisão da sua vida, pra que ele possa aparecer e plantar novamente aquela dúvida que você tanto teme.

É preciso lidar com esses questionamentos da melhor forma possível. Aprender a lidar com nosso “eu” é questão de sobrevivência.

É preciso não se iludir, por mais que a verdade doa. Se hoje olho pra trás e me arrependo de tantas coisas, eu tenho que saber e entender e admitir que, lá no passado, caso tivesse feito escolhas diferentes, eu também olharia hoje pra trás e me arrependeria de muitas coisas. Nada é perfeito. O melhor é arriscar, já que a vida não nos oferece chance para esboço ou rascunho.

#FicaDica

segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma grande mulher...




Já ouvi muito por aí, isso desde novinha, que atrás de um homem vitorioso existe uma grande mulher... Na semana passsada li que atrás de um homem fracassado existem duas mulheres, a que se acha a "Mulher" e a amante, e essa teoria eu concordo plenamente!

Agora a primeira análise é um tanto tortuosa nos dias de hoje, podia valer em épocas AC/DC (Antes e Depois de Cristo), em que as mulheres ficavam totalmente nos bastidores, cuidavam da peça teatral chamada vida, que constituía num elenco de no mínimo 6 personagens ( Marido, Esposa e Quatro Filhos), mantendo toda organização, status, regada a muita moral, decência e bons costumes!

Mais hoje em dia a realidade é outra, Obama que o diga...

Confesso que tenho uma dificuldade de trazer certos tipos de assuntos para o Blog, pelo simples fato de as pessoas não estarem muito acostumadas com esse tipo de BláBlá pela blogsfera que é regada de outros tipos de Feminices. Mas eu gosto muito de papear, então vou trazer assuntos como esse para reconstruir algumas vidas, que às vezes se perdem ou ficam um tanto sem cor, luz e até mesmo movimento.

Agora voltando ao Obama ou melhor Presidente Barack Obama, que foi reeleito Presidente dos EUA. Não vou me prender a política mas sim a mulher que tornou o sonho dele mais uma vez possível! Pois como boa parte dos jornais, sites e redes sociais informaram, a extensão do mandato dele por mais quatro anos foi devido a grande influência da senhora Michelle sobre boa parte de seu Colégio Eleitorado.

Tá aí gente, um exemplo claro e sem muita histórinha do quanto a mulher deixou de estar atrás de um grande homem para estar ao lado e porque não dizer a frente, em alguns casos!

Confesso que prefiro ao lado, pois acredito fielmente que o sucesso de ambos na vida de casal quanto na vida individual, deve caminhar lado a lado com momentos positivos e negativos, mantendo as ligações consolidadas.

Agora deixando de lado as minhas teorias, não sai da minha mente uma linda frase dita pelo Obama: "Eu não seria o homem que sou hoje sem a mulher que concordou em se casar comigo 20 anos atrás. Michelle nunca te amei tanto!"

Dessa forma e de outras mais, o Presidente reconhece de forma pública o poder e a importância da sua mulher em sua vida... diante disso eu REPUDIO ainda mais homens que não sabem valorizar, amar e acima de tudo cuidar da mulher que aceitou estar ao lado dele independente dos momentos que poderiam passar juntos.

O Obama além de colher uma desejada vitória, governando por mais 4 anos uma das maiores potências mundiais, tendo boa parte de uma Nação, não somente de Americanos, mas também de Africanos, Brasileiros e outros mais confiando no seu trabalho e admirando o seu caráter... mas com certeza o mais importante para ele diariamente e ao longo da sua vida está retratado na sua gratidão pela esposa!

Ninguém tem como obrigatoriedade o desejo de constituir família... mas confesso publicamente que esse casal me emociona, pois vejo como resultado de uma boa plantação, de uma base sólida e acima de tudo de um amor dedicado, um amor que se importa e que não enxerga somente o agora mas sim o futuro!

Amor este que normalmente vem de forma dianteira ofertado pela mulher, por isso mulheres, não desistam dessa oferta, pois se tem uma coisa nesse mundo que não mudou com o passar do séculos é que nós, continuamos sendo a base e podemos ser responsáveis tanto pelo sucesso quanto pelo indesejável fracasso dos ligados diretamente a nós!


Que essa semana seja para aflorarmos ainda mais a nossa coragem, o nosso otimismo e a nossa verdade... verdade essa que só pertence a você e aos seus, mas nunca esqueça da lei do retorno, que diz especificamente que tudo que plantamos, aqui colhemos!

Reflitam!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Um dia....


“Um dia vai dar certo, ah vai. Mas antes disso vai dar tudo errado. Tudo. Você vai se decepcionar com as pessoas que mais gosta. Vai tirar notas ruins mesmo tendo passado a noite estudando. Vai brigar com a sua mãe. Vai cortar o cabelo e achar que ficou horrível. Vai ver o namorado com a sua melhor amiga. Vai perder pessoas que ama. Vai cair de cara no chão. De novo. E de novo. E quando você não tiver mais forças pra se levantar, vai aparecer alguém pra dar a mão e te levantar. É ele. Deu certo.”

— Tati Bernardi

quinta-feira, 6 de março de 2014

Por um mundo com mais passagens compradas


Não é segredo para ninguém, que amo viajar. Amo conhecer lugares diferentes. E tenho certeza que muita gente também.

Mas ultimamente percebo e tenho a leve impressão que atitude é uma coisa que anda em falta pelo mundo. Tenho notado que muitas pessoas vivem eternamente no subjuntivo – “quando eu ganhar mais”, “se eu ganhasse na loteria”, “se eu arranjasse outro emprego” ou então no futuro do pretérito – “eu queria”, “eu adoraria”, etc e etc.

Sim, eu sei que falar é fácil e sei que atitude não é uma coisa que vem assim da noite para o dia. Também sei que a vida não é fácil, nunca foi e nunca será. Mas, ao mesmo tempo, eu sei que a vida não precisa ser tão difícil e a gente não precisa se comportar como árvores. Essas sim estão enraizadas e infelizmente não podem sair do lugar.

Nós podemos. Sempre achei que a vida é curta demais para nascermos e morrermos no mesmo lugar. Sempre achei que o mundo está aí para ser explorado. Sempre achei que a pessoa que teve a ideia de espalhar por aí que viajar era complicado, era caro ou era difícil deveria ser exilado e ter o passaporte confiscado.

Viajar pode ser muito mais fácil e barato do que todo mundo imagina. No entanto, como tudo na vida, envolve sacrifícios. Vou dar um exemplo: conheço uma pessoa que vive falando que adoraria viajar tanto como eu, mas infelizmente não tem dinheiro. Encontrei essa pessoa esses dias e percebi que ela tinha trocado de carro. Sei que sonho é sonho, mas se o meu sonho fosse ter um carrão, eu não ficaria espalhando aos 4 ventos que meu sonho era viajar pelo mundo.

Resumo da novela – não vivo o sonho dos outros. Vivo o meu. Não há nada de errado em gastar o seu suado dinheirinho com o que você quiser. Porém, se você quer mesmo viajar, dê um jeitinho. Um corte aqui, outro ali e você vai ver que a menor das economias pode te levar para muito longe.

Por um mundo com menos “queria tanto viajar” e mais “passagens compradas”.