quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curiosidades sobre as tradições do casamento



Por que a noiva usa branco e véu? E o noivo, por que não pode vê-la antes da cerimônia? Confira os significados das tradições mais seguidas no grande dia.

Por que a noiva veste branco?

Quem lançou essa moda foi a Rainha Victória, da Inglaterra, em seu casamento com o primo Albert, no século XIX. O branco significa a castidade e a pureza. Com a divulgação das fotos da Rainha, que revolucionou a história quando pediu a mão do príncipe - porque na época não se poderia fazer um pedido desses a uma Rainha -, a moda se propagou.

E por que a noiva usa véu?

Este ainda é um tema que tem o seu significado alterado ao longo dos tempos. Primeiro, se considerava que o véu era essencial para esconder a noiva de outros pretendentes ou possíveis admiradores. Depois, uma visão mais romântica concluiu que o que estava escondido (como o rosto da noiva) se tornava mais valioso. A versão mais recente associa o véu à juventude e pureza, por isso, na maioria das vezes, só é utilizado por noivas que se casam pela primeira vez. A verdade é que o véu, curto ou longo, simples ou cravado de bordados franceses ou cristais swarovski faz com que a noiva fique, de fato, com cara de noiva, com um ar leve, puro e delicado. Mesmo quem diz que nunca vai colocar véu, quando experimenta um, se acha ainda mais “noiva”.

Há um motivo para a noiva ficar sempre ao lado esquerdo do noivo na cerimônia?

É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, a noiva ficar no lado esquerdo também significaria afastar o risco de infidelidade.

Por que o noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia?

Também uma tradição milenar praticada por quase todos os povos. Em alguns países árabes, o casamento (especialmente dos muçulmanos) ainda hoje é celebrado entre o pretendente e o pai da noiva (esta aguarda em outra sala). Somente depois de o casamento ser celebrado pelos homens, a noiva se encontra com o futuro marido. A tradição também ensina que o homem não deve tocar em nenhum pertence da noiva para não quebrar o encanto do matrimônio. Pode-se tocar apenas em objetos de vidro e ouro.

E a tradição da lua de mel?

A lua de mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma “vida doce”. Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.


terça-feira, 28 de maio de 2013

Buquê de noiva


O buquê é um acessório tão importante quanto o vestido, a aliança, os acessórios, o sapato e o cabelo. É o que forma o look final da noiva. Por isso, as flores e suas cores devem ser especiais para marcar o grande dia. Que tal pensar nisso na hora de escolher o ramalhete?

Atualmente, o buquê ganhou um status de grande importância na cerimônia. Ele irá conferir ares de sofisticação, originalidade e alegria à noiva e ao evento. E mais: estatura, peso e cor da pele ajudam a definir o estilo do buquê. Confira as dicas:

Tamanho do buquê e a estatura da noiva

Segundo alguns especialistas, mesmo sem ter nenhuma ideia da cor ou do modelo do vestido é possível começar a escolher o buquê, “já que, antes de tudo, ele deverá ser proporcional ao tamanho da noiva”.

Mulheres baixas = Não fica bem uma mulher pequena carregando um arranjo de flores exagerado. Se este for o seu caso, opte por um buquê pequeno e arredondado.

Mulheres altas e magras = Essas noivas podem conduzir um arranjo médio ou grande. Além disso, podem optar pelo formato braçada ou armado.

Mulheres altas e gordinhas = As mulheres altas com um pouco mais de volume ficam mais elegantes com um buquê de flores médio.

Mulheres baixas e gordinhas = Noivas pequenas e com mais peso ficam melhores com buquês simples e compactos. Podem, ainda, escolher uma única flor que ficarão muito belas.

Buquê e a cor da pele da noiva

Um buquê de casamento tem sua escolha influenciada também pela cor da pele da noiva. “Cabelos loiros em mulheres de peles claras combinam com tons equivalentes, brancos e pastéis. Morenas podem usar cores vivas e as ruivas podem arriscar tons quentes, como o laranja”, opina.

Significado das Flores

Hera = Fidelidade.

Lírio = Pureza.

Rosa = Considerada a mais romântica entre as flores. Simbolicamente representa a paixão eterna.

Rosas vermelhas = Amor.

Violetas = A modéstia.

Flores de laranja = Fertilidade e alegria ao casal.

Gérbera = É atrelada às sensações como alegria, pureza e simplicidade.

Girassol = Representa força e integridade.

Jasmim = Relaciona-se com sorte e alegria.

Margaridas
= Simbolizam virgindade e inocência.

Tulipas
= Elegância e sensibilidade.

Significado das cores

Vermelhas
= Amor, respeito, coragem e paixão.

Rosa
= Carinho, gentileza, simpatia, amizade e gratidão.

Cor Champanhe = Admiração e simpatia.

Branca = Pureza, inocência, paz e segredo.

Amarela = Felicidade, orgulho, amizade, alegria e liberdade.

Laranja
= Fascinação e encantamento.

Roxa ou Lilás = Desejo e entusiasmo.

Vermelhas com amarelas = Significam felicidade.

Coloridas com tons claros = Amizade e solidariedade.

Coloridas predominando as vermelhas = Amor e felicidade.

(Por Marcos Brancher, especialista em flores)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Crônica do Amor


Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome. Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário.

Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara? Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar.

Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor? Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.Não funciona assim. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó! Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.
(Arnaldo Jabor)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Música Eu Prometo



Muitas pessoas me perguntaram sobre a música que utilizamos no momento dos nossos votos, que também foi a música utilizada como tema do nosso site de casamento.
Uma música inspirada e inspiradora.
E certamente fará parte da nossa história e de muitos casais.
Vale a pena ouvir. Chama-se Eu Prometo de Priscila Gollub.

http://www.youtube.com/watch?v=qfBXR9x4PwQ

Eu prometo

Príscilla Gollub
Composição: Guilherme Schlichting


Hoje aqui
Contigo neste altar
Diante do Senhor
Confirmo meu amor
Hoje a vida tem mais luz
O céu tem nova cor
Pois selo este amor
Diante de Deus
De pais e amigos, eu prometo...

Te honrar, te respeitar, te proteger
Eu prometo te amar no meu viver
Mesmo se a saúde faltar
E um lar humilde eu tiver
Eu prometo: Vou te amar!

Hoje aqui
Contigo neste altar
Diante do Senhor
Confirmo meu amor
Hoje a vida tem mais luz
O céu tem nova cor
Pois selo este amor
Diante de Deus
De pais e amigos, eu prometo...

Te honrar, te respeitar, te proteger
Eu prometo te amar no meu viver
Mesmo se a saúde faltar
E um lar humilde eu tiver
Eu prometo: Vou te amar!

Pra vivermos este amor tão singular
Nós estamos hoje unidos neste altar
E buscamos o amor divino
Verdadeiro, puro e santo
Para que o nosso amor seja amor de Deus
Eu prometo, eu prometo

Te honrar, te respeitar, te proteger
Eu prometo te amar no meu viver
Mesmo se a saúde faltar
E um lar humilde eu tiver
Eu prometo (eu prometo): Vou te amar!







terça-feira, 21 de maio de 2013

Casei e agora? Saiba o que muda depois do casamento




Minha vida nunca mais foi a mesma desde que anunciamos data, horário e local do casamento, um ano antes do acontecimento. Expectativa, vestido, nervosismo, buffet, emoção, presentes.

Ser noiva é o máximo. O mundo passa a sorrir para você, e vice-versa. Nunca fui tão paparicada. Nunca vi tanto dinheiro saindo da conta também. A diferença é que gastei mais do que devia, sem nenhuma culpa.

Eis que o grande dia chegou: 30 de abril de 2011. E tudo o que foi planejado se materializou. Da decoração do salão à música da cerimônia. Deu aquele frio na barriga, a boca secou, o coração não parou de acelerar... E, em questão de horas, ganhei uma família a mais, endereço diferente, e passei a preencher qualquer ficha marcando um X no campo "casada". Engraçado que, até acabar a lua de mel, eu continuava me sentindo apenas namorada do Michael. Por mais que a aliança brilhasse na mão esquerda, me peguei várias vezes me referindo a ele como "o meu namorado". No entanto, bastaram algumas noites sob o nosso teto para tirar a carteirinha do clube das casadas.

No começo é uma delícia brincar de casinha. Comprei vários jogos americanos para combinar cores diferentes a cada dia da semana. Me sentia a verdadeira chefe de cozinha, querendo inovar todas as receitas que aprendi. Cinco meses depois, toda aquela festa de novas atribuições virou obrigação. Notei que meu caso era grave, quando me peguei com raiva de tirar o lixo da cozinha. A solução? Distribuir melhor os trabalhos caseiros, pois percebi que minha "carga" estava maior que a dele. A explicação todos conhecem: está no DNA feminino organizar tudo e na genética masculina deixar por nossa conta. Então conversamos. Sim, o diálogo é um dos melhores exercícios do casamento. E sabe o que descobri? Que o Michael nem havia reparado que eu estava ficando sobrecarregada. Portanto, mesmo que fizesse cara feia, nunca adivinharia o motivo do meu mau homor. Nos comprometemos a revezar as tarefas e está sendo assim até hoje.

No mê passado completamos 2 anos de casados. O tempo voou. Mas foi especial. Um está mais adaptado ao jeito de ser do outro. Nossa relação ganhou em maturidade, em profundidade. Me sinto como se estivesse diringindo um carro novo: fazendo cada manobra com cuidado para não provocar nenhum risco difícil de apagar. Cuido dele e ele de mim.

O casamento traz uma sensação gostosa de tranquilidade. E, está provado, faz bem até para a saúde. "Sentir-se amado favorece a auto-estima e aumenta a sensação de felicidade e bem estar", fala a psicóloga Ana Maria Rossi. O amor não acaba com o tempo, apenas se transforma. Aquela química, responsável pelo friozinho na barriga, diminui, mas o do tipo companheirismo aumenta.

É só casando para sentir como é!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Noivos de carne e osso


Conversando com várias noivas, a dúvida inicial é a mesma: Por onde começar?

Portanto, para quem foi ficou noiva agora, algumas dicas para quem não sabe por onde começar a organização do casamento.

Os noivos hoje, em sua maioria, são os responsáveis por bancar e organizar seus casamentos. E, por isso, fazem questão de ter tudo com a sua cara - jovem - e com alta qualidade. Afinal, eles sabem o quanto custa ganhar dinheiro. Em sua maioria, os noivos trabalham, estudam. São pessoas com muita informação à mão e que fazem uso dela: as bancas estão cheias de revistas, o google está aí e os blogs de noivas com indicações e opiniões de quem usou o serviço também. Então, quando a decisão de casar é tomada, é hora de pôr as mãos na massa.

Quando?
O ideal para planejar um casamento é antecedencia de um ano. Isso tem vantagens, como conseguir os melhores fornecedores e preço melhor. Mas não é uma regra. É possível começar antes ou depois. Precisa se casar em três meses? Dá tempo! Não se desespere. Nós começamos a planejar tudo com 1 ano e 2 meses de antecedência.

Para quantos?

Sabemos que com um ano ou mais de antecedência é difícil precisar quem será convidado ou não. Mas acreditem, o primeiro passo é sentar e fazer um esboço da lista de convidados. É com base nessa lista que vocês poderão decidir lugar, buffet e outras coisas importantes. É claro que o casamento é para vocês e deve seguir seu gosto, mas para uma festa ser um sucesso é preciso que ela seja adequada ao perfil do público. Se o local escolhido, por exemplo, for lindíssimo, mas apertado para o número de convidados, podem ter certeza de que isso prejudicará a festa. De posse dessa estimativa - serão 100 ou 200, 200 ou 500 convidados - vocês não perderão tempo vendo locais que não servem para vocês. Então, montem esse esboço de lista. E não esqueçam de fazer uma consulta aos pais de vocês. Imaginem só programar tudo para 100 pessoas e a poucos meses descobrir que terão que convidar mais 50 parentes que seus pais fazem questão?

Utilize

Para evitar retrabalho, desde o início utilizem ferramentas como o Excel para anotar as informações. Já imaginaram ter que fazer a lista várias vezes? Haja paciência! Então, o Excel é um bom programa para montar essa lista e outras, das quais falaremos aqui. Outra ferramenta útil é o Google Docs. Ela permite que você faça o upload de um arquivo do seu compuatdor e o compratilhe com outras pessoas - seu noivo, no caso. Tem duas vantages: com o arquivo online, você não corre risco de perdê-lo ao apagá-lo por engano ou caso perca seu pen drive, por exemplo. E, tanto você quanto seu noivo terão acesso a ele em qualquer computador, podendo editá-lo juntos online. Para ter um Google Docs basta ter uma conta no Gmail. Mas, caso vocês abominem informática, não se preocupem. Uma simples pastinha para guardar as imagens e textos de que gostarem basta. O importante é não perder o trabalho realizado.

Sonhem

Já sabem o tamanho de sua festa? Então conversem sobre o que cada um espera desse dia. Cerimônia na igreja ou no local da festa? Um almoço calmo ou uma night agitada? Isso também é importante para não perder tempo com o que vocês não querem. Se nesse ponto ainda for difícil precisar o que vocês querem, anotem o que não querem de jeito algum. Isso já irá ajudar.

Coloquem os pés no chão

Já sabem para quando, quem, para quantos e como querem o casamento? É hora de decidir o que poderá deixar de ser sonho: façam seu orçamento. Cada casal tem um jeito próprio de fazer e controlar isso. Mas é importante que vocês primeiro definam quanto pretendem e podem gastar e como irão chegar a esse montante. Definam quem contribuirá com quanto (haverá ajuda dos pais?); como será feita essa contribuição (alguém pode dar sua parte toda agora? O dinheiro será dado todo mês?); e como será feito o controle (uma conta única, cada um paga determinados itens, tudo dividido por dois?).

Esperemos que gostem das dicas.

Viver!


Hoje quando eu estava vindo para o trabalho, tinha um casal de velhinhos animados e de bem com a vida dentro do ônibus. Duas pessoas, que aparentemente, quase não vem para cidade, eles iriam descer no último ponto e desde que entramos na cidade eles me perguntavam: - É o último ponto? Eu respondia: - Ainda não! De novo: - É o ponto final? E daí puxamos uma prosa.
A alegria deles, a troca de carinho, tudo muito animado e feliz. Eles conversavam um com o outro, entreolhavam-se, riam... Isso me fez parar para pensar e ver que tudo tem jeito nessa vida. Eles sabem viver! A gente que vive nessa correria, esquece de olhar para o lado e dizer um olá. Esquece que no meio dessa turbulência existem pessoas em volta e que todos nós necessitamos de uma palavra amiga, de um olhar ameno ou de um simples "oi", entretanto sincero e dado de coração.
A gente precisa aprender com simplicidade a melhor maneira de viver!

Uma ótima semana a todos! (dado de coração)