segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A mudança do “meu” para o “nosso”


É chegada a hora de compartilhar a vida. Um momento desejado desde que vocês se conheceram. Mas, na prática, como resolver pequenas diferenças sobre dinheiro, grandes e pequenas decisões?

A vida não é sobre questões materiais. É sobre compartilhar de verdade, estar presente e ao lado de quem amamos em momentos difíceis e também naqueles de felicidade. Esperamos isso dos nossos amigos, pais e também da família que formamos com nosso companheiro.

No entanto, antes de dividir a vida, antes do “vamos ver” e juntar as escovas de dente, temos uma visão romântica do casamento. Alguns noivos ainda moram com os pais, em quem se inspiram em questões como cumplicidade. A convivência com o parceiro se dá em fins de semana no campo ou na praia, ou seja, somente nos momentos de prazer.

Na nova casa, como será? Eu me deparei com um monte de questões. Não sabia como fazer desde pensar em ter que voltar a jantar (o que nunca fiz) até o que fazer com a conta do supermercado. Não dava para chegar em casa e simplesmente me jogar no sofá. E a roupa a ser lavada? Quem passaria o aspirador?

Obviamente que, no começo, ou um dos dois tenta fazer tudo para agradar, (e entra em estafa), ou a casa começa a acumular tudo, roupas no varal, no cesto, pó nos móveis. O maridão, antes acostumado a pegar a cerveja e se jogar no sofá, terá que entrar em um novo esquema e outro acordo ou vai ouvir muito o “aqui não é a casa da sua mãe!”.

O mesmo acontece com as contas e as prioridades. Antes, você podia gastar o seu dinheiro só com você, no salão de cabeleireiro. Ele, gastava em videogame e churrasco. Agora, vocês precisam de um pufe novo que combine com o sofá e ele acha besteira. Já você, não pode viver sem. A solução? Pensar mesmo na necessidade de cada coisa e, em caso afirmativo, tentar mostrar a sua utilidade ao parceiro.

A transição do eu e meu para nós e nosso não é difícil, mas requer paciência.

Aí você vê o quanto de cumplicidade precisaram seus pais para chegar nos 35 anos de casamento. E certeza que sempre vão dizer que valeu a pena!

13 comentários:

  1. Juliana21/10/13

    É complicado mesmo, e sempre haverá algumas divergências, mas nada que não se possa resolver com uma boa conversa. Nos casaremos no ano que vem, mas já estamos morando juntos desde o começo do ano. Pra nós está sendo muito natural. Eu já morei fora da casa dos pois durante os 4 anos de faculdade, e ele também teve que se virar durante os anos da Academia Militar. Então os dois já sabem que as coisas não caem do céu, e alguém tem que fazê-las... não que necessariamente se voluntariem prontamente para fazer né hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, legal que vcs já estão no caminho certo!
      Boa sorte nos seu preparativos e volte sempre aqui!
      bjaooo

      Excluir
  2. É um passo fundamental para a vida.

    Boa semana!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lulu, pela visita!
      Volte sempre!
      bjaooo

      Excluir
  3. Adorei o texto , acho que paciência é uma virtude que falta muito a todos nós . Diálogo também .
    Seguindo seu blog =D
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarah, obrigada pela visita!
    Volte sempre!
    tbem estou seguindo seu blog!
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog ^^ Seguindo!
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, voces estão no caminho certo!

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline

    Realmente muitos casais tem uma visão "romanceada" do que será a vida de casado porque, como vc bem disse, eles são passam momentos de lazer juntos.
    E a maioria dos problemas que enfrentamos se apresentam na rotina do dia a dia.
    Daí só tem um caminho: saber escutar e ter cumplicidade.

    Adorei a sua visita no meu blog e já esto seguindo o seu tbm!!!

    Super bjos
    I Like Movies.com / Prêmio Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelyne, obrigada querida!
      Estarei sempre de olho no seu blog, adorei!
      bjaooo

      Excluir
  8. É preciso muita maturidade pra não acabar tudo no primeiro mês. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir