terça-feira, 18 de junho de 2013

Como ter uma Lua de mel econômica


Aqui em casa a filosofia é que experiências valem mais que posses. Vai por mim, sou muito mais feliz por ter celebrado nosso casamento com nossos amigos do que se tivesse uma casa equipada com os mais modernos eletrônicos ou um carro do ano. E é por isso que amamos viajar, ficar em bons hotéis, ir a bons restaurantes e fazer programas novos.

E se tem um momento na vida em que a gente merece se dar uma experiência única é na lua de mel. Afinal é uma viagem que será lembrada para sempre e em um período que os viajantes me-re-cem muito conforto. Depois de se dedicar para preparar a celebração e festa e de se esbaldar comemorando muito, antes de voltar ao mundo real e iniciar a vida a dois tudo o que o casal precisa é de um bom descanso. Eu costumava tratar a lua de mel como uma "recompensa" para gente depois de todo nosso esforço para receber bem nossos convidados. E, olhem , é uma delícia passar os primeiros dias de casados num “conto de fadas”.

Então, sendo uma viagem curtinha de poucos dias para a cidade vizinha ou um mês inteiro de descanso em um destino badalado, acho importante garantir um excelente hotel para passar as primeiras noites de casados e incluir no roteiro programas especiais, daqueles assim totalmente fora de nossa rotina, tipo voar num helicóptero, esquiar, ir a um restaurante de um chef badalado ou curtir uma suíte digna de reis e rainhas.

Mas, como ex-noiva eu sei que programar a lua de mel dos nossos sonhos é um desafio quando a gente também está bancando cerimônia, festa e montando casa. Haja orçamento para tudo e como ela fica pro final é sempre cotada para “rodar”, não é não? Então separei algumas dicas para ajudar a manter a lua de mel uma experiência especial, mas com economia:


Para tornar possível


Se está sobrando pouco dinheiro para a viagem após os gastos com o casamento uma ótima forma de viabilizar a viagem é fazer cotas de lua de mel. Assim, em vez de receber presentes para a casa, seus convidados irão presenteá-los com parcelas da viagem (uma estadia, uma parte da passagem, um jantar etc) que vocês recebem em dinheiro e não será preciso que vocês desembolsem dinheiro para a lua de mel.

São duas opções para fazer isso:

1. Vocês podem contratar um pacote em uma agência de viagem, como nós fizemos, e colocar as cotas do pacote no site de vocês (ou da própria agência) e os convidados vão comprando essas cotas. Cada agência trabalha de uma forma quanto ao pagamento, pesquise.

2. A outra opção, é criar um site e disponibilizar as cotas de lua de mel lá. Os convidados podem pagar as cotas parceladas, mas a empresa que administra o site passa o dinheiro de uma vez só para vocês (normalmente 15 dias após o “fechamento” da conta). E com esse dinheiro vocês pagam a viagem do jeito que vocês quiserem, com hotéis, restaurantes etc tudinho do jeito de vocês.


Para ir aonde se quer


Uma forma de economizar com a lua de mel é resgatar as passagens com milhas. Quem está organizando casamento gasta muito mesmo, então passe tudo no cartão e ganhe a passagem da lua de mel. Uma ótima economia!


Para ficar bem


E até mesmo em hotéis luxuosos é possível economizar, viu? Temos 3 dicas para esse quesito:


1. Muitos hotéis disponibilizam pacotes especiais chamados de noite romântica ou de núpcias, com mimos incluídos e late check-out. Dê uma olhada na página dos hotéis em que gostaria de ficar.

2. O site Zarpo é um clube que oferece descontos excelentes em hotéis top selecionados no mundo todo. Além de só oferecer hotéis incríveis - perfeitos para a lua de mel - quando você compra no Zarpo já faz sua reserva na hora, diferente dos sites de compra coletiva em que você adquire um cupom e depois fica na incerteza se vai conseguir reservar para a data que precisa. Outra vantagem do site é que ele apresenta os destaques do hotel e indica programas bacanas por perto, ajudando no planejamento da viagem.

3. Não esqueça de fazer os cartões fidelidade das grandes redes de hotéis, pois eles também fazem algumas promoções com diárias grátis, updates de quarto etc. Basta entrar nos sites das redes e se inscrever.


Para fazer o que nunca imaginou


E para fazer aqueles programas de cinema fique atento aos sites de compras coletivas da cidade que você escolheu visitar. Se for para o exterior, recomendo o Travelzoo. Há uma página de "local deals", promoções locais. Selecione a cidade que vai visitar e procure programas que te interessem. Os descontos valem a pena! Nele sempre há ofertas bacanas de experiências únicas.

Não esqueça de cotar os passeios em vários lugares, com uma agência brasileira, uma agência local e com o próprio hotel que muitas vezes organiza os passeios. Encontramos boas diferenças em nossa lua de mel e fizemos uma boa economia simplesmente pesquisando.

Vale a pena também cotar com o serviço de Concierge do seu cartão de crédito. Eles conseguem bons descontos, por exemplo, em aluguel de carros (pois eles arcam com o seguro obrigatório) e são uma excelente saída para conseguir ingressos para teatro e shows concorridos.


Espero que as dicas sejam úteis e que vocês tenham uma lua de mel inesquecível!

4 comentários:

  1. Anônimo18/6/13

    ADOREEEEEEEEEEI esse post! Realmente, no meu planejamento para o casamento, a lua de mel é algo que ainda nem comecei a pensar, justamente por conta dos gastos para o restante.
    Agora essa dica do Zarpo eu amei! Esses outros sites de descontos sempre me deixam com um medinho de não conseguir reserva para a data desejada, e na lua de mel não dá pra arriscar, né?
    Também pretendo fazer o esquema de cotas de lua de mel, já que nós moramos juntos faz tempo e já temos casa montada. Não sabia que dava para os convidados pagarem parcelado! Ótimo saber disso!
    Beijão e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Lininha vc eh ótima! adoro ler suas postagens apesar de naum ser noiva. Vc bem que poderia falar sobre outros assuntos aqui. adoro-te! bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, que bom ver vc comentando aqui! Vou analisar sua ideia viu? Tbem te adoro muito! :)

      Excluir